É possível aprender inglês com qualidade e diversão na escola?
O processo de aprendizado não precisa ser monótono. Na verdade, aulas engajadoras e divertidas garantem maior participação e satisfação dos alunos, ajudando-os a obter melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Na hora de adquirir uma segunda língua, entretanto, muitas pessoas têm dúvidas se é possível seguir um novo caminho. Por incluir aspectos considerados complexos, como a aquisição de vocabulário e a conquista da fluência, é frequente que surjam dúvidas sobre a possibilidade de quebrar paradigmas no ensino de idiomas.
A seguir, entenda se é viável aprender inglês com qualidade e, ao mesmo tempo, unir diversão à rotina escolar.
Afinal, é possível estudar um novo idioma de forma divertida?
Sim! Metodologias e abordagens como o CLIL (Integração de Conteúdos e Linguagem) e as Big Questions inserem os alunos em diversas situações do dia a dia, envolvendo-os em um processo de imersão lúdico e engajador para o aprendizado natural e real de um segundo idoma.
Quais são os recursos para aprender inglês com diversão?
Escolas que adotam programas bilíngues de qualidade contam com metodologias, abordagens, materiais didáticos e ferramentas desenvolvidos e validados por uma autoridade no assunto, que garantem um processo de ensino-aprendizagem eficaz e com melhores resultados.
Para tornar o ambiente acolhedor e divertido, é possível recorrer a diversos recursos, tornando as aulas dinâmicas e envolvendo os alunos. Conheça algumas dessas possibilidades a seguir!
Kit sala de aula
Criar rotinas em sala de aula auxilia na inclusão do segundo idioma no cotidiano de maneira lúdica, ao mesmo tempo que fortalece o aprendizado. Um bom kit sala de aula pode ser composto por itens como:
- acordos e regras de sala;
- chamada;
- calendário;
- aniversariantes do mês;
- contação de histórias e outros;
Dessa forma, é possível estabelecer uma conexão direta com a língua estrangeira e favorecer a participação dos alunos.
Flashcards
O método de flashcards é divertido, interativo e garante qualidade na hora de aprender inglês. Nesse sentido, a escola pode utilizá-lo para aumentar o vocabulário, trazendo itens do cotidiano, suas ilustrações e seus nomes.
Esse também é um jeito de apresentar letras, fonemas e até operações matemáticas ou elementos de outras disciplinas, como Ciências.
Big Books
Os Big Books são uma ótima forma de estimular o hábito da leitura, ao mesmo tempo que trazem um aspecto lúdico para o processo de aprendizado. Também é uma maneira de encorajar a interação em grupo, favorecendo a relação dos alunos com o meio, com o professor e com os colegas.
Pôsteres
Os Big Books podem ser utilizados em diversas fases, tanto para classes do jardim de infância até aquelas de séries do Ensino Fundamental.
É uma ótima forma de estimular o hábito da literatura, ao mesmo tempo em que traz um aspecto lúdico para o processo de aprendizado. Também é um jeito de encorajar a interação em grupo e de fazer as Big Questions, que são reflexões variadas. Com o uso do inglês como ferramenta, há uma consolidação de maneira divertida.
Posters
Os pôsteres ajudam a criar o clima certo dentro da sala de aula. Eles contam com temas variados, como datas comemorativas ou conhecimentos e curiosidades sobre diversos temas.
Projetos STEM
Dentro da proposta de integração a outras disciplinas, os projetos STEM se destacam: os projetos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática sugeridos em atividades mão na massa favorecem o processo de aprendizagem do segundo idioma integrado a outras áreas de estudo, desenvolvendo mentes criativas e indivíduos com ideias inovadoras capazes de construir um mundo melhor.
Projetos culturais e outras atividades
Concursos, datas comemorativas, atividades fora da sala de aula e outros projetos culturais incentivam a integração entre os alunos e a comunidade escolar, enquanto auxiliam no desenvolvimento da fluência na segunda língua.
Quais são os benefícios da mudança na forma de aprender?
A busca por novos métodos de ensinar e aprender inglês é essencial para que os alunos se envolvam com intensidade. Ao unir qualidade e diversão, os estudantes participam mais, ficam motivados e têm maiores chances de obter a fluência.
Com a mudança no ensino, cada etapa é favorecida e toda a experiência fica mais satisfatória. No final, é algo que colabora para tornar o processo eficiente e positivo a todos os envolvidos.
Aprender inglês é uma tarefa que pode ser conduzida com qualidade e diversão, aumentando o engajamento e acelerando a conquista de proficiência nessa língua estrangeira.